19º Dia - Arica -> Calama

Acordamos às 6h30, o Sol ainda não tinha nascido, o dia clareou somente umas 7h00. Saímos umas 7h30 e seguimos rumo à Calama. Viajamos pelo deserto o dia todo, é uma visão impressionante, totalmente desconhecida para nós brasileiros. Eram enormes montanhas cor de cobre que se confundiam com o céu e com as nuvens, formando um cenário mágico. No meio do deserto, na estrada sentido Iquique, passamos por Santiago Humberstone y Santa Clara, eram oficinas salitreiras que foram criadas para extração de sal, tinham mais de 3500 habitantes, datam de 1872 e tiveram “boom” no início do século XX, hoje são “cidades fantasmas” abertas à visitação (em 2005 foram declaradas Patrimônio Mundial da Unesco). Passamos pela cidade de Iquique e escolhemos seguir a Rota 1 que é a estrada pelo litoral, do lado direito era só oceano pacífico, com aquela cor verde escura, cheia de pelicanos e casas de pescador e, do lado esquerdo, era só deserto. No caminho passamos novamente por uma aduana do Chile e no final do dia dormimos em Calama. Tivemos muita sorte pois apesar de termos reservado um “hostel” (albergue), muito utilizado pelos mineradores, nos remanejaram para um hotel bem mais aconchegante, pagando o mesmo preço, chamado hotel Atankalama (não entendemos o porquê do remanejamento, mas também não importa, a estádia foi ótima). Neste dia entendemos o que significa “Oásis no deserto”.