12º Dia - Santo Antônio do Sudoeste -> Foz do Iguaçu -> Itaipu

Acordamos em Santo Antonio do Sudoeste e fomos para Foz do Iguaçu pela Argentina. Passamos na aduana em San Antonio e entramos em uma estrada com mata muito virgem. É uma estrada que não passa caminhão, o asfalto é ótimo. A estrada passa por três parques: Parque Provincial Uruguai, Parque Provincial Puerto Peninsula e Parque Nacional Iguazú. As árvores cantam e dançam! A estrada também é muito bem sinalizada com placas para tomarmos cuidado com os animais na pista pois eles atravessam (lagartos, antas, veados, onças, etc.). Chegamos em Foz do Iguaçu em torno de 13h30, comemos e alugamos um carro pois não dá para andar de moto em Foz do Iguaçu, as atrações são distantes e tirar roupa de moto não é algo simples e se tiver calor, fica impossível! (termômetro à tarde: 31 graus). Como já era tarde fomos conhecer a hidroelétrica de Itaipu, pois os parques fecham cedo. Fizemos o passeio chamado Visita Panorâmica que é um passeio feito em torno de toda hidroelétrica, em um ônibus aberto. A hidroelétrica é espetacular, hoje considerada a maior hidroelétrica do mundo, criada através do tratado de Itaipú em 1973, os trabalhos para sua execução iniciaram em 1975 com 40.000 trabalhadores de ambos os países: Brasil e Paraguai. A obra foi concluída em 2007. Gastaram a quantidade de concreto suficiente para fazer 210 estádios do maracanã, a quantidade de ferro e aço suficientes para construir 380 torre Eifel e tem 08 vezes mais escavações do que o eurotunel. Uma loucura! É responsável pelo abastecimento de energia elétrica de 17% dos brasileiros e 70% dos paraguaios. É considerada uma das 07 maiores maravilhas do mundo moderno.