12º Dia - Vielha -> Girona

Acordamos, dia nublado, frio e chuuuuvaaaa! Fomos direto para Andorra! Ainda bem que a estrada estava vazia e os carros estavam bem lentos pois tivemos que manter a velocidade de 60 km por hora. Andamos cerca de 140 km até Andorra e levamos umas 2h30,chegamos lá as 13h30, ou seja, na hora do almoço. Conclusão: BMW fechada, só retornava as 15h00. Em plena chuva e encharcados tivemos que aguardar a abertura da oficina! Ficamos um pouco desapontados já que não pudemos deixar nada lá dentro, com tudo molhado! Enfim, em nossa última experiência, na BMW de Neuquem (Argentina) o tratamento foi bem diferente, mesmo com ela fechada para almoço pudemos aguardar a abertura da oficina dentro da loja (e nem estava chovendo) mas, tudo bem, fomos comer um lanche em uma lanchonete próxima, de portugueses (em Andorra a segunda língua mais falada é o português, pois há uma grande colônia de portugueses). A língua oficial de Andorra é o catalão (na verdade é o único país do mundo onde a língua oficial é o catalão apesar de representarem somente 0,22% de catalanófonos – afe! – da Europa) mas eles também falam espanhol, português e francês. Quando a bmw abriu, a pessoa que nos atendeu deu um olhada na roda, deu uma mexidinha nela e disse com a maior calma que podíamos prosseguir viagem. Disse que o pneu que estava gasto e que o barulho devia ser por conta de uma pedrinha qualquer! Nem encaminhou a moto para oficina! Aliás ele também perguntou quantos dias ficaríamos lá pois ele disse que, se tivessem que desmontar a moto, eles não tinham peças para reposição! Teríamos que aguardar. Estranhamos já que eles são uma concessionária autorizada da bmw, com atendimento especial para viajantes mas, enfim, foi como ele nos atendeu! Nunca tivemos este tipo de atendimento em nenhuma BMW e já passamos por cerca de 5 em vários países e, como estávamos na Europa, achávamos que o tratamento seria melhor. Ledo engano! Foi péssimo! Não contentes com a resposta, pois desde o começo o Luis cismou com o barulho achando que era rolamento, saímos e murchamos o pneu para ver se ela melhorava. Ela não melhorou! Pelo contrário! Piorou! Na verdade ficou ingovernável! E o pior era que tinha voltado a chover! Fomos direto para uma borracharia! Pensamos, vamos trocar pelo menos o pneu! O borracheiro tirou a roda e nos mostrou os rolamentos. Simplesmente um não existia mais e o outro estava no limite, ou seja, um trabalhou por dois nos últimos 200 km que rodamos, desde Vielha. Milagre termos conseguido chegar até lá? Com certeza! Isso porque pegamos 6 graus de chuva e neblina até chegarmos em Andorra, a uma altitude de 2072 m! Por conta disso , até compramos uma capa de chuva em Andorra pois não tínhamos levado. Achamos que não íamos precisar! Detalhe: choveu o dia todo! Ainda bem que Andorra é conhecido como paraíso fiscal na Europa, com muitas oficinas e lojas para carros e motos! No nosso caso não poderíamos estar em lugar melhor! Atualmente Andorra tem a maior expectativa de vida do mundo. Se não fosse o tratamento na bmw estaríamos felizes pois nos outros lugares fomos muito bem atendidos. Enfim prosseguimos viagem! De Andorra até Girona a moto estava espetacular! Melhor do que antes! Com pneu e rolamento novos! Chegamos as 22h00 da noite no ibis e, acreditem, tinha jantar self service até as 23h00, benza Deus!