17º Dia - Lago Titicaca

Hoje acordamos às 6h30 e fomos conhecer o lago Titicaca, fomos de van até o porto e de lá pegamos um barco. É o lago navegável mais alto do mundo, com 3800 m de altitude, localizado entre a Bolívia e o Peru, podendo ser visitado por ambos os países. Parece um enorme mar de água doce, de cor verde musgo, lindo! No caminho até a Ilha de Taquile paramos em uma daquelas ilhas flutuantes de totóra (um tipo de junco), chamadas islas de Uros. Alguns moradores com vestimentas típicas nos mostraram como que elas foram feitas (na verdade ficamos na dúvida se eram realmente moradores, a pele das crianças era descuidada, mas sei lá, não sabemos se isto é possível, morar lá, nos dias de hoje, até porque em todos os locais que vamos eles querem vender um monte de coisa para a gente, parecem índios que passaram a conviver com os homens da cidade e se encantaram com o dinheiro). Cada foto, uma moeda! Eles levaram a gente para dar uma voltinha em torno da ilha (10 soles) em uma embarcação típica de totóra e depois, fomos conhecer a ilha de Taquile (situada no coração do lago Titicaca, a 35 km de Puno). Almoçamos uma deliciosa truta. Segundo o guia, as pessoas que nos receberam moram lá e se vestem com vestimentas extremamente rebuscadas, todos os dias, independente se tem turista ou não, eles parecem duendes. Os moradores mais velhos, parece que nem falam a língua castelhana, mas as crianças e os mais jovens interagem bem, sempre em busca de uma moedinha. A vista da ilha é encantadora, tem turista que dorme lá, mas sei lá, é bem diferente. Perigas sonhar com um daqueles duendes ou, eles te visitarem a noite, rssss! Voltamos para a cidade de Puno e a temperatura começou a baixar. Banho, comida (a cidade de Puno tem uma rua cheia de restaurantes com bastante opções de comida) e cama!