12º Dia - Rio Grande -> Ushuaia

Ao sair de casa a gente não deve pensar que vai viajar para muito longe, tem que pensar que vai ser um dia de cada vez, como se todo dia fosse uma viagem e os objetivos de cada dia são as paradas, até que um dia a estrada acaba e você chega no Ushuaia – fim do continente. Saímos de Rio Grande e o vento nos acompanhou até deixarmos as retas para trás, quando as curvas apareceram e com elas a mudança da geografia, clima e vegetação. Fizemos a primeira parada do dia em Tolhuin, na Panadería La Unión, visita obrigatória para quem passa por lá. Voltamos para a estrada e as curvas ficaram mais acentuadas, surgiram picos nevados e começamos a avistar lagos, mudança total de paisagem, lindo demais. Atravessamos a Cordilheira dos Andes pelo Paso Garibaldi, com 450 m de altitude, lá era onde teríamos chance de encontrar gelo na pista mas, o tempo estava muito bom para aquela região, sol entre nuvens, com temperatura de 15 graus. Foi 1 ano de pesquisa e planejamento para saber qual era o melhor mês para ir para lá pois dependendo da data não conseguiríamos passar, os últimos 13 km da rodovia RN-3 são de terra e, se chove, o trecho fica intransitável para motos, ela forma uma camada de argila na superfície, você escorrega até andando a pé. Por este motivo, quando planejamos a viagem, combinamos que ao chegar em Ushuaia, se o tempo estivesse bom, iríamos direto para o fim da estrada e depois para o hotel. Como o tempo estava ótimo, foi o que fizemos, paramos no portal de entrada de entrada da cidade para tirar umas fotos e seguimos até o final da estrada, até o Parque Nacional Tierra del Fuego. No fim da estrada tinha uma placa com os dizeres: “Aqui finaliza la Ruta Nac. Nº 3”. E, como Sol não é sinônimo de calor nesta região e sim de menos frio, aproveitamos cada minuto dele e fomos direto para o porto de Ushuaia, onde está localizada a placa “Fim do Mundo”, só depois fomos para o hotel. Nossa decisão de ir no parque neste dia foi muito importante, pois os motociclistas que deixaram para ir no dia seguinte, acabaram não conseguindo ir, pois depois deste dia, só choveu.